terça-feira, 9 de agosto de 2011

Amar,é uma Arte !!!

Um dos grandes desafios da humanidade é o amor próprio, aquele que ouvimos do nosso terapeuta, ouvimos dos nossos amigos quando precisamos e até da nossa mãe quando levamos um fora da pessoa que um dia amamos.
Nossa mãe dizia: você ama sempre a pessoa errada, não se valoriza. Já o nosso terapeuta nos diz: são padrões repetitivos na sua vida meu querido. Os nossos amigos?: ahhhhh mas tinha que dar nisso mesmo, não está na hora de você ficar um tempo sozinho????.
E baseados nesses bons conselhos vamos embarcando na nossa evolução procurando não repetir o "tal" padrão de comportamento que nos acompanha até que conseguimos um dia superá-lo.
A grande verdade é que o amor a si próprio é muito mais que todos esses conselhos, todos eles são excelentes mas não são tão intensos ou profundos ao ponto de nos fazer mudar.
A grande mudança interna do amor próprio é realmente interno e muito próprio de cada um, seria como uma roupa personalizada, vai servir somente a você mesmo, porque seu mundo e seu universo é seu, é único, não depende dos outros, não depende da atuação dos outros, esse mesmo mundo ele é simplesmente algo que lhe pertence, tudo o que há nele diz respeito somente a você.
Tudo o que está dentro dele, sem tirar nem pôr, é tão somente criações suas, que muitas da vezes foram e ainda são criações equivocadas sobre o amor que sentimos pelos outros e por nós mesmos.
O amor que brota de dentro esse sim é verdadeiro, agora o que brota pelo lado de fora é efémero e logo vai embora, se dissipa rapidamente ou perdura na forma de dependência.
Aquele que perdura verdadeiramente é exatamente aquele que você sente por você mesmo, aquele que nos faz levantar pela manhã, é aquele que faz nos sentir melhor, é aquele que nos faz evoluir.
Se você acha que procurar o amor vem do lado de fora, infelizmente está perdendo seu valioso tempo, o amor que brota de dentro de você, é tão somente o ticket de entrada que lhe dará o direito da plena felicidade.
Se amar não é tão somente se sentir bonito, se sentir sensual, se amar também é saber impor limites, impor respeito e o principal, não deixar com que os outros ditem quem você realmente é.
Se amar é saber colocar sua opinião e mantê-la tão primorosa ao ponto de abrir mão do amor dos outros, pois invariavelmente o seu amor só serve até que você supostamente faça aquilo que os outros esperam de você.
Agora quando a fonte esgotar, quando as pessoas perceberem que você já não faz mais o que elas desejam que você faça, ahhhhhhhh !!!!! aí você já não serve mais.
Manter a sua opinião pessoal ao ponto de se respeitar, isto sim é amor genuíno, amor verdadeiro, por você e pelos outros.
Procuramos sempre a aprovação alheia, procuramos servir sempre e esperamos prontamente sermos aprovados por todos.
Aprovados pelo nosso chefe, aprovados pelo nosso namorado, pela nossa namorada, pelo nosso amante, pela nossa família.
O problema mora aí, sermos aprovados por todos os lados, e será que nos amamos a ponto de nos aprovarmos???
Aprovarmos a nós mesmos como seres perfeitos e maravilhosos que somos, seria como a arte do reconhecimento, saber reconhecer uma obra de arte, uma bela peça, resumindo saber reconhecer o melhor de nós em nós mesmos também ao ponto de não precisarmos ouvir dos outros o que eles pensam de nós mesmos, assim não pagamos tributos tão altos no final da estória.
Se soubermos nos amar, nos valorizar como tal, saberemos reconhecer também que o amor que é despertado em nós, saberá também despertas nas outras pessoas e com certeza o amor vindo de fora será um reflexo daquilo que acontece internamente em nós, isto quer dizer que não corremos o risco em depositar toda a responsabilidade nas costas dos outros, pois ter a certeza de você mesmo, faz com que você viva melhor consigo mesmo.
Saber despertar o interesse nos outros é ter a certeza do amor próprio, é ter a certeza da sua existência como pessoa, como ser vivente e não mais precisar da auto aprovação para ser aceito.
Amar a si próprio é poder sim, respirar o próprio ar, poder se sentir bem consigo mesmo, é poder sim viver intensamente aquilo de melhor que você é.
Portanto seja mais você, deixe de se preocupar tanto com o que os outros pensem de você, saiba se superar no seu amor, saiba se superar na sua honestidade consigo mesmo e se olhe para dentro e descobrirá um universo novo acenando para você com várias oportunidades de amor que você nunca antes sonhou.
Aceite o amor próprio do universo, o nosso universo é seu universo também.

0 comentários:

Postar um comentário

 
;